BLOG

Como fazer uma transição de carreira?

Como fazer uma transição de carreira?

A decisão de fazer uma transição de carreira geralmente vem acompanhada de muitas dúvidas. Afinal, essa mudança geralmente não tem volta e pode causar grandes efeitos no currículo e na trajetória do profissional.

Ela pode ser provocada por inúmeras razões. Até mesmo a revolução digital pode ser o motivo, já que em muitos casos, a transição de carreira pode ser a única forma de se manter atualizado. Isso porque a maior parte dos profissionais que decide fazer uma mudança de percurso se sente descontente ou frustrado com o trabalho atual.

Independente de qual seja a razão, é unânime que uma transição de carreira precisa ser feita com cautela, pautada em um planejamento estratégico. Caso contrário, ela pode causar os efeitos contrários e acabar trazendo arrependimento para o profissional. Para evitar que isso ocorra, confira a seguir as principais dicas sobre como fazer uma transição de carreira.

O que te deixa descontente com seu trabalho atual?

A clareza é uma das grandes bases para fazer uma transição de carreira que realmente seja benéfica para o profissional. Afinal, se você não for honesto sobre os reais motivos que estão fazendo com que você tome essa decisão, dificilmente vai saber qual caminho seguir.

Nesse momento, é importante excluir pensamentos negativos como “as escolhas erradas que foram feitas no passado”. Lembre-se que cada decisão tomada foi pautada nas informações, sonhos e desejos que você tinha na época. E como você é um profissional em constante evolução, é natural que o que era importante antes, já não seja agora.

O que você quer para o seu futuro?

Agora que você já compreendeu porque está buscando uma transição de carreira, está na hora de definir o que você espera dessa nova carreira. Para isso, é importante responder às seguintes questões:

  • Quais atividades você deseja desempenhar?
  • Você prefere um trabalho flexível ou com regras?
  • Em qual tipo de ambiente você é mais produtivo(a)?
  • Como você se vê em 3, 5 e 10 anos?

Essas informações são essenciais para que você possa definir um plano de ação concreto para a sua transição de carreira. Mas se você não tem certeza sobre algumas questões, comece descartando o que você com certeza não faria. Ao afunilar as opções, as respostas podem ser encontradas com maior facilidade.

Começando a traçar um novo percurso

Nesse novo passo, chegou o momento de definir como será o futuro de forma prática. Para tomar essa decisão, faça uma pesquisa de mercado e converse com profissionais da área. Em seguida, avalie todas as suas possibilidades. Isso inclui ter carteira assinada, empreender, ser autônomo, entre outros.

Finalmente, verifique quais vagas seguem a linha do que você apontou anteriormente e sinalize somente as que realmente podem atender às suas expectativas. Perceba que, ao compreender o que é importante para você, fica mais fácil fazer essas escolhas.

Se planeje

A transição de carreira pode ser um processo complexo. Justamente para evitar as dúvidas e ansiedades que essa fase pode causar, é fundamental que o profissional crie um planejamento estruturado. Ele deve conter objetivos a curto, médio e longo prazo, além de outras informações, como:

  • Qual será sua nova área de atuação?
  • Qual o tipo de empresa que você gostaria de trabalhar?
  • Qual cargo você almeja?
  • Qual é sua pretensão salarial?
  • Quais competências são necessárias?

Passo a passo

A partir dessas informações, crie um plano com cada passo que deve ser seguido. Comece definindo quanto tempo a transição deve durar e qual será o momento de “virar a chave”. Nesse ponto, é importante ter cautela. Afinal, de nada adianta o processo ser encurtado se o resultado dele não for positivo.

Tenha em mente também que muitas das habilidades que você já possui poderão ser aproveitadas no novo cargo. Mas existem skills técnicas e comportamentais que você precisa fortalecer? Leve em consideração quanto tempo, energia e dinheiro você precisará investir para aprimorá-las.

Tenha uma reserva de emergência

Você já sabe que uma transição de carreira é uma grande mudança. Por essa razão, ela pode vir acompanhada de momentos de instabilidade. Para evitar problemas financeiros durante esse período, faça um levantamento de todas as suas contas, crie um planejamento financeiro e monte uma reserva de emergência.

Com essa quantia reservada, você consegue cobrir seus gastos e fica mais tranquilo (a) para encontrar a vaga dos seus sonhos.

Você não precisa fazer isso sozinho (a)

Em muitos casos, procurar um amigo ou familiar para conversar sobre sua pretensão de mudar a trajetória profissional pode ser um bom incentivo. Mas, também é importante contar com especialistas no assunto.

A Imediatta Vagas Estratégicas possui os melhores especialistas em gestão de carreira e orientação profissional do mercado. Com eles, você terá o apoio necessário para alcançar seus objetivos profissionais e fazer as melhores escolhas para o seu futuro.

Gostou dessas dicas e deseja conferir as vagas disponíveis? Clique no botão a seguir para acessar.

Compartilhe este post em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
VEJA TAMBÉM

Como criar anúncios de vagas de emprego atraentes

Conheça as técnicas para criar anúncios de vagas de emprego e encontre os melhores profissionais para compor sua equipe.

Continue lendo...