O anúncio de uma vaga de emprego muitas vezes é o primeiro contato que o candidato tem com a empresa. Por essa razão, ele deve ser atrativo e totalmente voltado para os profissionais que você realmente deseja atrair. Caso contrário, todo o processo seletivo pode ser prejudicado.
Porém, essa não é uma tarefa fácil. Existem várias características importantes que um bom anúncio precisa ter para captar a atenção do candidato e convencê-lo a entrar em contato com a empresa. Se você quer saber quais são elas e deseja aprender como criar anúncios de vagas de emprego, confira nossas dicas a seguir.
O tópico mais importante para quem deseja saber como criar anúncios de vagas de emprego é a redação. É fundamental que todas as informações contidas no anúncio sejam condizentes com o que a atividade exige. Mas, mais do que isso, é preciso ressaltar que toda a mensagem deve ser pensada para atrair os candidatos certos, especialmente se você busca profissionais de alto valor.
É claro que o anúncio deve conter algumas informações básicas, como descrição da atividade, carga-horária, salário e localização da empresa. Incluir os benefícios que a companhia oferece também pode ser um diferencial, pois ajuda a tornar a vaga mais atrativa para o candidato certo. Nesse momento, utilizar tópicos é uma boa forma de facilitar a leitura.
Além disso, o anúncio deve conter as competências essenciais e desejáveis. Isso inclui formação, fluência em outra língua, certificações, experiência com softwares e programas, entre outros. Procure abordar também os valores da empresa, de forma breve.
Mas não enxergue o texto do anúncio apenas como uma descrição. Utilize uma linguagem focada no público que você deseja atingir, porém sem exageros, e tome cuidado para não utilizar termos internos. Todos esses detalhes são fundamentais para fazer com que o candidato se sinta, de fato, desejado.
Você já sabe que na maioria das vezes, o primeiro contato que um candidato tem com a empresa é por meio do anúncio da vaga. Sendo assim, é fundamental utilizar os métodos certos para causar uma boa primeira impressão.
É claro que não é necessário realizar uma grande apresentação. Porém, não esqueça de incluir informações essenciais, como: ramo e atividade. Essas duas informações podem aparecer juntamente com a descrição do que o futuro colaborador precisará fazer na companhia.
Se você deseja aprender como criar anúncios de vagas de emprego atraentes, saiba que existem outros pontos que podem ser abordados. Dentre eles, estão os valores da empresa e a qualidade do ambiente interno. Esses assuntos são importantes para que o candidato tenha vontade de trabalhar no local.
Levando em consideração que as pessoas recebem uma grande quantidade de informações todos os dias e que somente com um texto é difícil chamar atenção do público, é preciso utilizar algumas técnicas para driblar essa concorrência de mensagens.
Uma boa forma de fazer isso é por meio de imagens. Você pode utilizar fotografias ou ilustrações que tenham relação com a vaga que está sendo anunciada. Dessa forma, você consegue auxiliar o receptor da mensagem a definir de forma rápida se o anúncio é realmente válido para ele.
O título é provavelmente a primeira coisa que o candidato vai ver no seu anúncio. Por essa razão, ele deve ser curto, direto e atraente. Evite termos como Analista II, que são utilizados internamente. Eles podem reduzir o interesse do candidato na vaga e fazer com que o profissional não leia o conteúdo até o final.
E se a empresa estiver com mais de um cargo em aberto, procure criar anúncios diferentes, com nomes diferentes. Reunir todas as informações em um mesmo lugar pode confundir os candidatos e até mesmo afastá-los.
Com o avanço da tecnologia, das ferramentas de recrutamento e das redes sociais, especialmente Linkedin, Instagram e Facebook, existe atualmente uma vasta possibilidade de plataformas para divulgar vagas de emprego. Justamente por haverem tantos meios, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher.
O ideal nesse momento é selecionar os mais relevantes, levando em consideração o público que você deseja atingir. Por isso, não abra mão dos métodos tradicionais, como jornais, revistas especializadas e murais de faculdades. Tudo depende do perfil do candidato que você está buscando.
Esse termo é bastante comum para os publicitários e pode ser o diferencial que o seu anúncio precisa. “Call to action” é uma mensagem final que tem o objetivo de motivar o candidato a se candidatar à vaga. Essa pequena frase pode ser o incentivo que falta para o profissional concluir a inscrição, sem deixá-la para depois.
Todo o processo de contratação de um novo funcionário é bastante longo e complexo. Desde a criação do anúncio até a seleção do candidato, são inúmeras etapas que precisam ser realizadas com atenção. Devido à rotina atarefada dos profissionais de RH, dificilmente o responsável pelo processo seletivo consegue ter o tempo hábil para dar a devida atenção a todas essas atividades.
O problema é que isso pode ser perigoso para o negócio. Afinal, cada uma dessas tarefas é relevante para definir quem será o novo integrante do seu time e uma escolha errada pode causar graves problemas internos. Sendo assim, a melhor solução é contar com uma empresa especializada no assunto.
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